Praças de Pedágios deverão retirar cancelas de cobrança automática em todo o Estado de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Alesp, através do projeto de lei nº 940, de 2015, deve proibir a utilização de cancelas em todas as praças de  pedágios do Estado de São Paulo. A medida proibi apenas cancelas nos sistemas de pedágio automático, como o Sem Parar.

“Determina a retirada das cancelas de todas as praças de pedágio adaptadas ao sistema de “pedágio automático” – Sem Parar / Via Fácil, Conectcar, Auto Expresso, DBTRANS etc. – em todas as rodovias do Estado, de concessionárias ou não concedidas.”

A proposta é do deputado estadual Edmir Chedid, do DEM, que justificou o número de acidentes crescentes pela demora da abertura de cancelas no momento da passagem dos veículos. Como solução, o deputado descreve que o sistema “deve permitir o registro fotográfico do veículo em sua passagem pela faixa de cobrança eletrônica”, a fim de controlar a velocidade que transita o veículo. 

O projeto, que já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa em 12 de dezembro de 2015,  foi vetado pelo ex-governador Geraldo Alckmin em 19 de janeiro de 2016. O veto, em 2 de fevereiro de 2016, foi distribuído às Comissão de Constituição Justiça e Redação, Comissão de Transportes e Comunicações e Comissão de Constituição Justiça e Redação, que decidiram rejeitar o veto e aprovar novamente o PL 940 na última quinta-feira, dia 7 de junho de 2018. A lei segue para promulgação.

Rodovias Estaduais

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo, DER-SP, informa que existem 207 rodovias no estado. Dessas 207, 65 possuem praças de pedágios administradas por empresas concessionárias, inclusive a Renovias, responsável pela manutenção das SP-215 -Vargem Grande do Sul/Casa Branca, SP-340 – Campinas/Mococa, SP-342 – Mogi Guaçu/Águas da Prata, SP-344 – Aguaí/Vargem Grande do Sul, SP-350 – Casa Branca/São José do Rio Pardo.

rodovia-intervias

Gabriel H. S. Fécchio – Jornalista
MTB: 0085536/SP
Graduado em Comunicação Social: Jornalismo pelo UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s