Médico oftalmologista é denunciado por não cumprimento de horas trabalhadas. Usuários do Sistema de Saúde reclamam do atraso nos atendimentos e prestação de serviços em São José do Rio Pardo

Semana agitada em São José do Rio Pardo: médico oftalmologista Ernani Cristovam Vasconcellos Junior foi denunciado ao Ministério Público por não cumprir o horário estabelecido nos serviços municipais de saúde de atendimento.

Silvana Fátima, usuária do Sistema de Saúde público da cidade, conta que sua filha e sobrinhos necessitam de óculos e que já cansou de ir até o Pronto Socorro e esperar por ser atendida pelo Oftalmologista. “Já cansamos de amanhecer lá no hospital e nunca conseguir a vaga com o oftalmologista. Nunca passamos por isso! Eu moro no Carlos Cassucci, saio 4 horas da madrugada e fico esperando 6 ou 7 horas para não ter vaga.” Silvana revela que a filha teve prejuízos nos rendimentos escolares pela falta do óculos. “Minha menina foi prejudicada na escola; até as notas do boletim decaíram muito devido à vista ruim.”, complementa.

Outro caso parecido é o de Naiara Ozéias e seu marido. “Meu marido é míope – 8 graus. Ele sempre usou lentes de contato, mas de alguns tempos pra cá, as lentes começaram a dar alergias. Um dia, acordamos 3 horas da manhã, levei-o até o pronto Socorro a pedido da secretária de lá. Eu fui embora e deixei ele à espera. Às 8, ele me liga e fala que não conseguiu o atendimento, porque as vagas estavam esgotadas.”, descreve Naiara. Naiara afirma que, além do alto grau de miopia, o marido tem crises de asma e bronquite e, “com todos estes transtornos no PS de São José, não quer ir mais aos médicos.” Em palavras, a moça resumi que nunca obteve atendimento correto e está insatisfeita com o serviço.

Denúncia

A denúncia ao Ministério Público partiu de usuários da saúde à Câmara municipal. Os vereadores Matheus Mafepi, do PV, Pedro Giantomassi, Rafael Castro Kocian, da Rede, e Sidney Morgan, do PR, através de uma solicitação, alegaram que o médico assinava o livro ponto com horário superior aquele trabalhado.

“Já algumas semanas, a Câmara tem recebido reclamações de que o médico não tem comparecido efetivamente ao Ambulatório municipal. Ele fica por volta de umas 9, 9h30min, porém assina o ponto até mais tarde.  Fomos averiguar a informação para saber se era verdade. Chegamos lá e conversamos com a responsável, explicamos a situação, e ela nos mostrou o livro ponto, o que confirmou o fato.”, relata o vereador Rafael.

No documento indicado ao MP, às 9h30min do dia 10 de maio, os quatro vereadores tiveram a denúncia e, às 10h45min, eles se dirigiram até o local de verificação do ocorrido. Às 11h30min, os autores da representação obtiveram a resposta da falta do médico. “Ressaltamos que a nossa verificação ocorreu por volta das 11:30, uma hora e trinta minutos antes do horário assinado, e a denúncia recebida por nós às 9:30, três horas e trinta minutos antes do horário assinado.”, citação retirada do documento de representação. 

Veja o documento na íntegra:

Segundo o vereador Matheus Mafepi, os vereadores citados foram fazer o papel dado a eles, o de fiscalizar, e um dos motivos pela representação é que “a fila de atendimento para oftalmo está muito grande, o que tem deixado a população aflita.”

Para o popular Alencar Garcia Antônio, essa questão de fila de atendimento e espera de usuários é antiga. Alencar declara que nunca viu nenhum médico atender até 13h00, como determinado pelo sistema de saúde. “É a mesma coisa e vejo várias pessoas reclamando hoje.”, destaca.

Resposta ao caso

A secretária de saúde Márcia Biegas, em entrevista ao jornalista Gabriel Fécchio, diz que deve analisar se o caso de trabalhar menos e assinar por mais ocorre com frequência para, então, tomar as providências cabíveis. “Se houver confirmação, o médico será descredenciado, uma vez que ele não é servidor, e sim prestador de serviços. Tem contrato com a gente, se não cumpre, é desligado.” 

Gabriel H. S. Fécchio – Jornalista
MTB: 0085536/SP
Graduado em Comunicação Social: Jornalismo pelo UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s