Biometria ainda não é obrigatória, mas a procura tem se intensificado nos últimos meses, relata diretor do cartório de São José do Rio Pardo

Fabio Salotti, administrador de empresas, entendeu que deveria fazer o registro biométrico para participar das eleições de 2018. Ao entrar em seu computador, no site do TRE, realizou o cadastro necessário para agendamento de biometria, em 22 de março.

“Foi bem simples. Eu entrei no site – opção de agendamento, cliquei e fui direcionado a uma tela que faz a identificação do leitor, com o número de eleitor. Após isso, aparecerão os locais e as datas para realizar a biometria, pronto!”, declara Fábio.

Infelizmente, esse método descrito pelo rio-pardense já não é possível de ser realizado. A informação é do diretor do cartório eleitoral de São José do Rio Pardo, José Valdir da Costa Calado, que descreve que o agendamento biométrico, através do site do TRE, está suspenso. “Não há mais vagas para agendamentos no site.”

Cadastramento Biométrico obrigatório

O método de votação biométrico ainda não é obrigatório no município. Em cidades próximas, o cadastramento já se torna obrigatório, como Vargem Grande do Sul. Segundo Valdir, a partir de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo deve decidir a obrigatoriedade em todo o estado. “Nesse caso, em São José, a votação vai ser tradicional e de forma de identificação biométrica, um modo híbrido, mas esperamos uma resposta do TRE para ter certeza se vai ser permitido desses dois métodos, ou apenas o tradicional como sempre costumou ser.”

Com a divulgação em massa dos meios televisivos em relação ao processo, do início do ano até agora, o cartório eleitoral atendeu cerca de 80 indivíduos diariamente, conforme entrevista do diretor Valdir ao Imparciup

O site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo apresenta a situação de cada município em processo de cadastramento biométrico. Dos 41.285 mil eleitores, 27,78% se cadastraram e possuem identidade biométrica, o que corresponde a aproximadamente 11 mil rio-pardenses. Os dados para esta matéria foram atualizados no dia 27 de março, no site do TRE.

As eleições de 2018 serão realizadas em 7 de outubro, primeiro domingo do mês. “Os eleitores, que queiram cadastrar a biometria, podem procurar o cartório de São José que atenderemos por ordem de chegada, tendo a preferência quem se cadastrou pelo site. Até o dia 9 de maio, o cartório estará aberto para qualquer tipo de operação – cadastramentos, transferências, alistamentos. Lembrar que para as operações são necessários título de eleitor, RG, CPF e comprovante de residência, este último deve ser de, no mínimo, 3 meses para transferência; todos originais. Novos eleitores já são automaticamente identificados na biometria.”, explica Valdir Calado, diretor do cartório.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s