A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, informou que, no mês de março, haverá bandeira verde para os consumidores de energia elétrica. Com o sinal de energia aberto, custos adicionais não serão cobrados na conta de força. Isso significa exagerar nos banhos quentes ou usar frequentemente o ferro de passar roupa: não, errado!
Mesmo com a bandeira verde, é necessário economizar, pois hidroelétricas precisam do abastecimento hídrico – São Pedro escurece o céu e, pronto, chove – ou seja, água para gerar energia. Sendo o uso contínuo de energia elétrica, somado à falta de chuvas, usam-se Termoelétricas, que geram energia cara, e que elevam os custos, com a bandeira amarela e vermelha, às alturas. Termoelétricas também poluem o ar atmosférico e são prejudiciais ao meio ambiente – não combinam com o “verde”.
A solução para o uso consciente é evitar banhos quentes e ferros de passar roupas. Hoje, faz um calor absurdo, e amanhã… Por enquanto, chuvas, e amanhã… Segundo o site da Aneel, retirar aparelhos eletrodomésticos do modo de espera após o uso colabora com o não uso espontâneo, além de diminuir os números de papel a serem pagos nas lotéricas mais próximas.
Aviso aos rio-pardenses. Continue no verde, não passe dos limites.
Por: Gabriel Fécchio – Jornalista
MTB: 0085536/SP