PROE: Programa de Estágio oferece oportunidades a estudantes e cursistas

O programa de estágio, PROE, organizado e mantido pela ACI, Associação Comercial e Industrial, de São José do Rio Pardo, possibilita aos jovens estudantes ingresso no mercado de trabalho.

Mayara foi estagiária nas Óticas Especializadas em 2013. Kaline, irmã mais nova de Mayara, hoje, é estagiária na mesma empresa. As duas conheceram o PROE mediante uma informação passada pela ACI às escolas públicas da cidade.

“Comecei nas Óticas Especializadas pelo Proe, em 2013, como estagiária, com contrato de um ano. Após esse período, a empresa necessitava de um funcionário e, então, me contratou. Já estou como Auxiliar de Caixa há 4 anos.”, afirma Mayara Lopes Dias.

Mayara, Kaline, Aline
À direita, Mayara; à esquerda, sentada, Kaline; no balcão de atendimento das Óticas Especializadas 

Naquela época, a moça, com 18 anos de idade, procurou a Associação Comercial e Industrial e deixou um currículo. “Cerca de um mês, fui contratada.”, descreve.

O PROE, vinculado à FACESP, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, existe há mais de uma década – são onze anos. Durante esse tempo, muitos estudantes, cursistas e empresas estiveram e estão com o programa. Qualquer tipo de currículo pode ser entregue pelo aluno ou recebido pelas empresas, principalmente, os currículos mais requisitados – os de nível médio, de Administração, de Direito e de Fisioterapia.

Conforme a entrevistada Cristiane, responsável pela área de estágios na ACI, as organizações e empresas, estas associadas ou não, abrem a vaga para estágio e procuram a ACI. É acessado um banco de dados no qual ficam armazenados os currículos entregues. O currículo pode ser ofertado pelo e-mail:  cristianeroqueproe@gmail.com.

A ACI recebe o currículo online, site da ACI – no menu, cadastro de currículos – ou, pessoalmente, no segundo andar de seu prédio, junto ao departamento jurídico. Mesma coisa para a atualização do documento profissional. O currículo encaminhado às empresas sempre será compatível com a necessidade proposta e com o curso do futuro estagiário. Por exemplo, se o curso é de Administração, ou um curso de Ensino Médio, a vaga será em uma área administrativa. Se for curso de Direito, será em uma área jurídica.”, relata Cristiane Helena Roque, Agente de Estágio.

Aci -Site

São José do Rio Pardo, em 2007, não possuía muito conhecimento acerca da ideia de estágios. “O foco era maior nas cidades grandes, ou seja, com o nascimento do PROE, e também em virtude da lei 11.788, de 2008, lei do estágio, foram criadas as primeiras vagas para estagiários no município. Eram apenas três contratados. Agora, são 40 estagiários.”, revela Cristiane.

Cristiane, no vídeo abaixo, cita sobre a preocupação dos pais em colocar os filhos no mercado de trabalho. Assista!

 


O primeiro estagiário de São José, através do PROE, foi o advogado Carlos F. Costa, o Tuco. Tuco ficou dez meses como estagiário de Direito no Fórum da cidade, junto ao Juizado Especial Cível, em 2010. Caco soube do PROE quando ainda estava no 1º semestre do curso de Direito. 

Caco

O PROE me foi de grande valia no processo de engajamento na carreira profissional. No Fórum, aprendi sobre a rotina dos cartórios judiciais, audiências, processos e procedimentos. Tive grandes professores, durante o programa, que não mediram esforços para transmitir o conhecimento que possuíam. Essas pessoas foram essenciais no despertar, além do meu crescimento profissional, de interesse acerca da profissão e disciplinas de Direito.”, informa o advogado.

As exigências para obtenção de um estágio são: ser estudante, com o curso em andamento, de nível médio ou superior, e ter, ou ser maior de, 16 anos de idade. “São estágios remunerados, com recesso também remunerado, e com permanência máxima de dois anos. Sabendo aproveitar, o estagiário poderá ter o contrato transformado em cargo de efetivação.”, explica Cristiane. 

Por: Gabriel Fécchio – Jornalista
Clique e Acesse: ACI – Cadastro de Currículos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s